por um novo espaço de cultura

No Jornal de noticias

16-04-2009 17:58

Surpreendidos e preocupados. Foi como se mostraram os moradores de Benfica que, anteontem à noite, participaram numa sessão de esclarecimento promovida pelo Bloco de Esquerda (BE) para discutir com a população o projecto imobiliário desenhado para os terrenos da antiga Fábrica Simões, na Avenida Gomes Pereira, mesmo ao lado do edifício da junta de freguesia. Sá Fernandes, vereador do BE na Câmara de Lisboa, quis ouvir a opinião dos moradores, antes da votação da alteração do Plano de Pormenor do Eixo Luz/Benfica, que deverá ser discutido pelo executivo camarário, na próxima quarta-feira, e que viabiliza este projecto privado.

De acordo com o vereador, o empreendimento - que será promovido pela empresa Teixeira Duarte - prevê a construção de três conjuntos de edifícios, que variam entre quatro e oito pisos, e totalizam cerca de 500 apartamentos, onde deverão viver duas mil pessoas. Segundo Sá Fernandes, a área bruta de construção rondará os 50 mil metros quadrados, sendo que a área de implantação não chega a oito mil.

Pelas contas do vereador, o empreendimento - que prevê a manutenção da fachada da fábrica - irá provocar um acréscimo de 700 automóveis numa zona já bastante congestionada ao nível do tráfego e sem que estejam previstas novas vias de circulação. "Em meu entender, este é um mau projecto para a cidade", disse, considerando que o empreendimento vai agravar a qualidade de vida da zona, carente de equipamentos e espaços públicos.

Os moradores presentes na sessão (cerca de 50) mostraram-se surpreendidos e questionaram se a junta de freguesia não é chamada a pronunciar-se. Sentado na plateia, o presidente da junta, Diogo Pires, não quis comentar, alegando desconhecer o projecto. Ao JN, disse que tudo o que sabe "é o que vem nos jornais". No encontro estiveram também um representante da empresa e os donos do terreno, que não disseram uma única palavra.

Uma moradora na avenida há 45 anos queixou-se do abandono da fábrica - "aquilo é um monte de lixo que está ali" - e defendeu que a zona "merece um projecto bonito, que valorize a freguesia". Sá Fernandes defende a redução da volumetria e que algum espaço se destine a equipamentos.


Há muitos anos que é conhecida a intenção de urbanizar o terreno da antiga Fábrica Simões, em Benfica, tendo já sido apresentados vários projectos para o local, com diferentes volumetrias. Contudo, segundo Sá Fernandes, nada foi ainda aprovado, sendo que o actual projecto está "em apreciação". Segundo o vereador do BE, "esta urbanização tem uma história muito antiga, que remonta a 1988". No Plano de Pormenor (PP), aprovado em 1994, estava prevista uma determinada volumetria de edificação, mas com contrapartidas rodoviárias, que incluíam a construção de um túnel rodoviário sob a junta de freguesia. No plano que agora vai ser votado, essa infra-estrutura desaparece, pelo que o vereador defende que a área de edificação tem de ser revista para muito menos.

Fonte: JN

(noticia lida a 25 de Março de 2006)

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode